• Clínica Larc

Seis dicas importantes para quem vai correr a 94ª São Silvestre

Atualizado: 4 de Out de 2019


A Corrida Internacional de São Silvestre é uma prova  de 15 km por ruas e avenidas da capital paulista realizada todos os anos, em 31 de dezembro, dia de São Silvestre e de onde vem o seu nome. No último ano, tiveram cerca de 30 mil corredores e cada vez mais a modalidade de corrida de rua tem ganhado mais adeptos.


Pensando em quem vai participar desse grande evento, seguem abaixo algumas dicas para você mandar bem na hora da corrida. 


1) Para participar da prova você deve estar preparado, pois a corrida não é para aventureiros. É necessário que haja experiências anteriores e que já tenha treinado a quilometragem total. 

2) Utilize material esportivo adequado, com roupas leves e confortáveis. Em relação ao calçado, nada de estrear um par no dia da corrida. Você precisa amaciar seus tênis antes do dia da prova. Além disso, não se esqueça do boné e do protetor solar e opte por meias próprias para ocasião, pois elas ajudam a evitar bolhas nos pés, problema que pode causar um transtorno enorme durante a prova.

3) Use vaselina nas áreas de maior atrito (axilas, mamilos, virilha, coxas e dedos do pé). Isso ajuda a evitar assaduras.

4) Aqueça seu corpo antes de começar a São Silvestre, o que pode incluir uma caminhada. Assim, você prepara o seu sistema cardíaco, circulatório, pulmonar e nervoso, além dos músculos e tendões para o esforço. 

5) Não consuma comidas pesadas e de difícil digestão até 2 horas antes de correr e não se esqueça da água. A hidratação é essencial, pois nesta época do ano de altas temperaturas o calor aumenta a perda hídrica do corpo por meio do suor.

 6) É importante lembrar também que o check-up geral com o médico deve estar em dia e é necessário seguir as recomendações em casos específicos, tais como ritmo, cuidados com a alimentação e esforço.


Aproveite também para curtir o evento, conhecer a cidade por outra perspectiva e faça uma boa prova, com saúde e bom preparo físico tudo é mais prazeroso.


Autor: Dr. Rafael da Rocha Macedo - ortopedista e especialista em cirurgia do pé e tornozelo

110 visualizações

® Copyright 2018 - Clinica Larc - Todos direitos reservados