• Clínica Larc

Fratura por estresse são causa de 20% dos atendimentos em medicina esportiva


A fratura por estresse, em algum momento, pode surpreender a vida de pessoas que praticam esportes, bailarinos e recrutas militares e que em sua rotina precisam realizar movimentos como correr ou pular, ou até mesmo em indivíduos que possuem os ossos fracos devido à algum problema de saúde. Além disso, as mulheres estão mais suscetíveis a patologia, isso porque seus ossos são biologicamente menos resistentes do que os dos homens.  De acordo com estudo publicado em março de 2017, na revista científica Skeletal Radiology este é um problema comum, representando até 20% dos atendimentos nas clínicas de medicina esportiva.

Os sintomas da lesão incluem inchaço e dor, que pioram com o tempo. O problema é caracterizado por uma pequena fissura, sendo mais comum nos ossos que sustentam o nosso peso, ou seja, os da perna e os do pé, e mais recorrentes nos metatarsais (cinco ossos alongados dos pés).

O diagnóstico é realizado com base nos sintomas, histórico do paciente e é confirmado por meio de exames de raio-x, ressonância magnética e tomografias computadorizadas.  O tratamento exige paciência e disciplina nas orientações médicas, já que na maioria das vezes é realizado com repouso, anti-inflamatórios, uso de imobilizadores e fisioterapia, ou seja, processos nem sempre rápidos, mas que ajudarão a promover o retorno do paciente às suas diversas atividades diárias e esportivas.

E para os que desejam prevenir o problema, o especialista dá algumas dicas:

- Opte por calçados que levem em conta o esporte que será praticado e seu tipo de pé; - Fortaleça sua musculatura intercalando o esporte escolhido com outros exercícios físicos como musculação ou treinos funcionais, evitando praticá-los no mesmo dia; - Avalie seu estado nutricional com exames periódicos, assim você saberá se está tudo bem com o seu metabolismo; - Em caso de qualquer desconforto nos pés, deve-se procurar a avaliação de um ortopedista.

0 visualização

CONTATO

Precisa de mais alguma informação? Fale com nossa equipe através do formulário

ou pelo telefone

+55 (11) 2759 - 2928 / +55 (11) 2759 - 2931

® Copyright 2018 - Clinica Larc - Todos direitos reservados