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Conheça quatro atitudes que podem prejudicar a saúde dos seus ombros



O ombro é a região mais flexível do corpo humano e é graças a ele que conseguimos realizar atividades simples do nosso cotidiano, como o ato de tomar banho e trocar de roupa. Entretanto, algumas atitudes inadequadas podem comprometer o funcionamento deste membro, gerando problemas que podem atrapalhar a qualidade de vida do indivíduo. A dor no ombro corresponde a 20% das queixas dos pacientes nos hospitais. E para que você não faça parte dessa estatística, confira algumas orientações do especialista:

Nada de postura inadequada – Quando a postura está incorreta pode causar desequilíbrios do alinhamento da coluna, desencadeando tensões musculares situadas na escápula, aumentando a sobrecarga dos tendões do ombro e gerando incômodos. Uma postura boa para sua saúde deve ser a de costas retas, ombros para trás e queixo alinhado ao solo. Não use bolsas pesadas ou de uma alça só – Este hábito sobrecarrega a região, causando assim problemas que vão desde bursite, tendinite e até lesões nas articulações. Carregue somente o essencial, não ultrapassando 5% do peso do corpo e opte por modelos de alça larga, transpassados, sempre trocando de posição o acessório para que haja um equilíbrio.  E se não for possível, escolha as mochilas que garantem mais conforto, pois podem ser levadas pelos dois lados dos ombros ao mesmo tempo

. Não realize exercícios físicos incorretamente – Realizar regularmente algum tipo de atividade física é uma ótima aposta para manter a saúde dos ombros em dia.  Entretanto, é preciso alguns cuidados, já que práticas inadequadas podem desencadear problemas como a inflamação dos tendões e da Bursa. O fundamental é sempre ter orientação de um profissional, ter cuidado com o excesso de peso e com a frequência dos treinos para não sobrecarregar a região. No trabalho, evite permanecer em uma posição por muito tempo - Essa ação pode causar tensão muscular e fraqueza na região. Por isso, não se sobrecarregue e faça uma pausa! O indicado é que a cada 25 minutos de esforço na região, digitando ou realizando outra função, por exemplo, seja feita uma parada de cinco minutos e realize alongamentos para aliviar a tensão. Além de ficar atento se essas atitudes prejudiciais estão presentes na rotina é fundamental que em caso de incômodo recorrente nos ombros procure-se atendimento médico para uma avaliação clínica correta e completa.



Dr. Layron Alves é médico ortopedista e especialista em ombro e cotovelo e sócio da Clínica LARC

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