• Clínica Larc

Cerca de 70% da população sofre com dores nos pés ao longo da vida

Você já sofreu com algum tipo de dor nos pés? Pois saiba que você não está sozinho nessa. Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (Abtpé) mais de 70% da população do planeta tem, teve ou terá dores nos pés ao longo de toda a vida. As causas podem ser diversas: desde uso errado de sapatos até inflamações. 


Pensando nisso, Dr. Rafael da Rocha Macedo, que é ortopedista e especialista em cirurgia do pé e tornozelo com ênfase em tratamento de atletas, além de ser ultramaratonista, explica quais são os principais incômodos que acometem esse membro responsável por sustentar nosso corpo.




Fasciíte plantar – Patologia também conhecida como síndrome do Esporão do Calcâneo, é uma das causas mais comuns de dores no calcanhar. Ela é causada por conta de uma inflamação em uma faixa de tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos. O tratamento para esse problema pode ser feito por meio de exercícios de fisioterapia, a não utilização de calçados com solado baixo, perda de peso, atividades físicas, terapia por ondas de choque e, em casos raros, procedimentos cirúrgicos. Além de alongamentos, que são essenciais para a melhora dos sintomas.


Joanete - Problema caracterizado pelo desalinhamento progressivo do dedão (halux) em direção aos outros dedos. A deformidade costuma ser mais comum em mulheres, tendo como causas fatores genéticos e uso de sapatos de salto alto e bico fino. Seu incômodo pode ser amenizado com o uso de palmilhas ortopédicas, anti-inflamatórios e, principalmente, calçados com o bico alargado para evitar que aperte e piore a deformidade. Atualmente, as técnicas cirúrgicas utilizadas são seguras e possibilitam o retorno mais rápido às atividades de rotina.


Metatarsalgia – Nada mais é do que uma dor na região do antepé. Muitas patologias estão enquadradas nas metatarsalgias, porém a que merece maior destaque é a dor na região plantar na altura da cabeça dos metatarsos (ossos da região central do pé) podendo ocasionar as calosidades na planta dos pés que se formam por uma sobrecarga do osso na pele. Entre as causas mais comuns do problema estão o uso de sapatos inadequados, excesso de peso e atividades físicas de alto impacto. Seu tratamento pode ser realizado com uso de palmilhas específicas, exercícios de alongamentos e medicações.


Em caso de qualquer desconforto nos pés, deve-se procurar uma avaliação clínica. Atualmente, existem inúmeras opções de tratamentos que possibilitam uma rápida recuperação do paciente, mas para isso é essencial ter um diagnóstico preciso da enfermidade e começar com o método adequado para cada situação.

20 visualizações

® Copyright 2018 - Clinica Larc - Todos direitos reservados