• Clínica Larc

Carnaval 2019: ortopedistas dão dicas importantes para os dias da folia

Atualizado: 4 de Out de 2019


Faltam poucos dias para o carnaval e muitas passistas já começaram as preparações para curtir os desfiles das escolas de samba, blocos de rua e trios elétricos. Essas ocasiões, quando não aproveitadas com cautela, podem trazer danos à saúde dos pés e da coluna, pois eles sofrem com o peso do corpo, ainda mais sambando. 


O ortopedista e especialista em cirurgia do pé e tornozelo com ênfase em tratamento de atletas, Rafael da Rocha Macedo, dão algumas orientações para que esse momento de alegria seja celebrado sem possíveis problemas. Confira:


Preparar o corpo antes da folia é fundamental – Uma sequência de alongamentos, com movimentos simples, garantem mais agilidade, elasticidade e previne lesões para as muitas horas de samba. “Fazer movimentos circulares com os tornozelos e apoiar as pontas dos pés em um degrau forçando os calcanhares para baixo ajuda a esticar a musculatura detrás das pernas. Além disso, vale também uma caminhada para preparar o sistema cardíaco, circulatório, pulmonar e nervoso, além dos músculos e tendões para o esforço.


Atenção com a alimentação e com o consumo de água – Evitar consumir comidas pesadas e de difícil digestão até duas horas antes do desfile e não se esquecer de manter o corpo hidratado. “A hidratação é essencial, pois as altas temperaturas do verão aumentam a perda hídrica do corpo por meio do suor", orienta Macedo.


Cuidado com a escolha da sandália – Sandálias de salto alto são obrigatórias para compor a fantasias das passistas, porém é preciso cautela na hora da escolha desse item, pois pode causar torções, bolhas e até calos.  O indicado são as sandálias com proteção no calcanhar e preferência as de plataforma ou meia-pata, pois dão mais sustentabilidade ao corpo e não causam tanta inclinação nos pés, o que diminui as chances de queda. Se não for possível, pelo menos use uma palmilha confortável, para amenizar o impacto. 


Tiras das sandálias podem ser um problema – Caso a passista opte por sandálias com tiras nas pernas, o ideal é escolher um material confortável, de tiras grossas e que não aperte, pois quando não adequadas podem machucar a região e formar uma pressão nos pés, diminuindo a circulação sanguínea.


“Caia na folia sempre cuidando do seu corpo e respeitando os seus limites. Afinal, o ano está só começando e você precisará manter a saúde em dia pelo resto dele. E em caso de qualquer sinal diferente ou dor procure a ajuda de um profissional especializado.


Autor: Dr. Rafael da Rocha Macedo - ortopedista e especialista em cirurgia do pé e tornozelo

3 visualizações

® Copyright 2018 - Clinica Larc - Todos direitos reservados